Na noite desta quinta-feira (24), ocorreu o lançamento da Santa Flor + SF Summit, em Santa Clara do Sul. Na ocasião também houve a inauguração de mais uma obra importante para a comunidade, que é a restauração da antiga fábrica de beneficiamento de fumo, que passou por um amplo trabalho de revitalização e, a partir de agora, passa a sediar o Parque de Eventos Bröenstrup.
A primeira a fazer o uso da palavra, foi a ex-proprietária do imóvel, Maria Lisete Ruschel Zen, que relatou a sua emoção em ver a estrutura fundada pelo seu avô, Fredolino Bröenstrup, em 1930, ser totalmente restaurada pelo município.
Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas, o vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. Para ele, “a revitalização do espaço é um resgate histórico para o povo de Santa Clara do Sul.”
O prefeito Paulo Cezar Kohlrausch falou da importância da obra para os munícipes e da feira como um todo. “O resgate do passado vai servir para projetar o futuro brilhante para aquelas pessoas que acreditam no trabalho e que sabem que ninguém constrói nada sozinho e que a qualidade dos relacionamento definem o nosso nível de felicidade e o quanto nós vamos ser bem sucedidos na vida.”
Além da revitalização da estrutura da antiga fábrica de fumo, a obra contempla a restauração da casa Bröenstrup, que foi a residência da família e agora passa a sediar os Departamentos de Cultura e Turismo.
Com foco em inovação e novas tecnologias para os setores da produção de flores, da agroecologia e do turismo, a Santaflor + SF Summit 2023 será um marco na história de Santa Clara do Sul, do Vale do Taquari e do Estado, atraindo o público para compartilhar experiências e conhecimento, de 11 a 15 de outubro de 2023.
1 of 4
História
Fundada por Fredolino Bröenstrup e Edmundo Gewehr, em 1930, a fumageira é um marco histórico de Santa Clara do Sul que tem aproximadamente 1,5 mil metros quadrados de área, com destaque para a chaminé, estando localizado dentro de uma área de cerca de 3 hectares adquiridos pela prefeitura.
Nos 37 anos de atividades, chegou a exportar sua produção para vários países, como Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Marrocos e Senegal. Segundo relatos de familiares e ex-funcionários, em períodos de safra, chegava a ter filas de mais de 50 carroças aguardando para descarregar a produção.
Conforme consta nos registros históricos, o primeiro funcionário da indústria foi Hugo Meurer. instrutor de fumo, ele era natural de General Câmara. Morou em Santa Clara do Sul na época em que o município ainda era distrito de Lajeado. Hugo trabalhou na empresa de 1934 a 1949. A empresa encerrou as atividades no ano de 1967. JG