Gestores municipais se reúnem hoje, a partir das 15h30min, para debater a proposta de uma maior integração entre as Defesas Civis com a coordenação regional do órgão. A assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), no Centro Administrativo de Santa Clara do Sul, faz parte da programação da Santa Flor + SF Summit.
É a primeira assembleia oficial da entidade desde a enchente histórica dos dias 4 e 5 de setembro, que devastou a região. Por isso, um dos convidados é o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, coronel Everton de Souza Dias. Uma das abordagens da conversa será a necessidade de parceria entre municípios e Estado para melhorar o monitoramento das cheias do Rio Taquari.
“Fomos convidados a participar justamente para melhorarmos essa interação com a associação e aos demais municípios do Vale. O que se percebe é o potencial risco de desastres de âmbito regional, e não apenas em um ou outro município. Por isso se faz necessária essa construção conjunta”, afirma.
Segundo Dias, uma das possibilidades a serem apresentadas é a criação de um consórcio intermunicipal. “Ele possibilita essa integração, mas é algo que precisamos decidir com os prefeitos”. O gestor frisa ser necessário trabalhar sobretudo na prevenção, mitigação e preparação a eventos climáticos. “Não podemos ficar só na resposta e recuperação”.
Construção de moradias
Outro momento da assembleia terá a participação do secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin. Ele vai apresentar ações do governo gaúcho à área habitacional. Também deve falar sobre os projetos para construção de moradias às famílias impactadas pela enchente.
Ontem, em entrevista à Rádio A Hora no programa Conexão Regional, Peruchin comentou que a agenda estava prevista antes da enchente, mas que ganha mais importância com o episódio de setembro. “Vamos esclarecer o que já estamos fazendo e o que vamos propor ao governo federal”, pontua.
Peruchin ressalta que deve levar mais detalhes da construção de alojamentos temporários, uma parceria que envolve também os municípios e a iniciativa privada. “É a alternativa até encontrarmos a habitação definitiva para essas famílias que perderam suas casas”.
Linhas de crédito
Por fim, o superintendente Regional do Banrisul, Clodemar Borrasca, e o gerente geral da agência de Santa Clara do Sul, Bruno Ruschel, vão apresentar linhas de crédito disponíveis para os municípios nas áreas de turismo e inovação. No mesmo local e horário, também ocorre o tradicional Encontro das Primeiras-Damas.
Fonte: