Os produtos orgânicos estão em alta em todo o mundo e se tornaram mais do que um mero modismo de vida alternativa, transformaram-se em um nicho com grande potencial de mercado.
A França, por exemplo, é o 9º país no ranking mundial e possui uma meta a atingir: destinar 15% de sua área agrícola útil ao cultivo orgânico. Em 2018 tiveram um aumento de 31% de terras destinadas a orgânicos, em comparação ao ano anterior. O Brasil é o 12º no ranking e, em 2018, teve um faturamento de R$ 4 bilhões com o setor.
De fato, estamos indo bem nesse mercado. Existem incentivos e inovações tecnológicas chegando para ajudar os agricultores brasileiros a tornar sua produção orgânica ainda mais produtiva.
Em Santa Clara do Sul, o programa Santa Clara Mais Saudável foi criado com o propósito de construir uma cultura sustentável e incentivar os produtores rurais da região a direcionarem sua produção para esse setor em franco desenvolvimento.
A 4ª edição da Santa Flor traz os produtos orgânicos e a agroecologia como foco central do evento. A feira ocorre de 19 a 22 de setembro deste ano.
Fontes: RFI As Vozes do Mundo, GOV BR – Economia e Finanças.